#SemanaCarnaval: Onde surgiu o Carnaval?

IMG_8536s_large-e1329490644355É bem comum o pessoal da minha idade dizer que não gosta do carnaval. Olha, eu até entendo. Pode até assustar algum de vocês que está lendo esse post, mas eu, com 16 anos, adoro o carnaval. Eu gosto da folia, da animação, mas detesto o mela mela e a pegação. Acho marchinhas de carnaval viciantes e amo confetes.Como todos os anos, vou passar meu carnaval com a família e dessa vez em uma casa de praia afastada de qualquer multidão desconhecida. É por esses e outros motivos que fiz a #SemanaCarnaval.

OK, mas como você pode dizer se ama ou odeia alguma coisa se nem sabe como começou? O carnaval  surgiu com os gregos e romanos, na idade média. Essa festa era para comemorar a farta colheita, o “adeus à carne” ou “carne vale”, e isso deu origem ao termo carnaval. Carne + Vale = Carnaval. Com o passar dos séculos, tornou-se uma brincadeira típica das cidades.

Em Portugal o carnaval era conhecido como entrudo. Nessa festa as pessoas jogavam água, ovos e farinha umas nas outras. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma.

Foi assim que o carnaval chegou ao Brasil, como entrudo. Chegou por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles pelas ruas, onde as pessoas usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.

No final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos “corsos”. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está aí a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

E aí, já sabiam disso? Acompanhem o blog e participem da #SemanaCarnaval! 

About these ads

4 comentários sobre “#SemanaCarnaval: Onde surgiu o Carnaval?

  1. Genial! Acho muito lindo o carnaval de Veneza, a ideia das máscaras, do anonimato por um dia… Já ouvi tanta história bacana e pensei em escrever tantas… Mas concordo com você, carnaval é lindo tirando o mela-mela e as pegações (EXCETO se há motivo pra pegação, rs).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s