Resenha: O Pequeno Hércules e outras fábulas contemporâneas, por Simone Pessoa

Editora: Armazém da Cultura

Páginas: 60

Onde encontrar: Livraria Cultura

Ano de Publicação: 2011

ISBN: 978-85-63171-23-2

Esta obra apresenta diversas fábulas que buscam ensinar princíos aos pequenos leitores, através de histórias que tem animais como protagonistas. Hércules é um cachorrinho que enfrenta os perigos e desafios do mundo com força de vontade; o tatu medroso enfrenta seus temores reais e imaginários aprendendo a confiar no outro, ao passo que o lagarto, comilão e acomodado, desperta para o trabalho.

As peripécias de um cavalo cotó, um lagarto preguiçoso, uma cabrita mãe, um pequeno cachorro, um tatu medroso, dois jumentos irmãos, um porquinho órfão, uma bela pata, uma não tão bela pavoa e um teimoso urubu, para aconchegar a família, animar a turma, colorir a hora do sono e habitar o munda da imaginação. Este é um livro para se ler todo dia a vida toda.

Vocês não conseguem imaginar a minha felicidade ao ir na portaria e ter uma encomenda para mim. Isso mesmo, O pequeno Hércules foi o primeiro livro que eu recebi para fazer resenha para o blog e fiquei muito feliz! Fiz logo questão de sentar e ler o livro imediatamente! Não sei se foi por isso ou pelo fato de todas as histórias serem hiper fofas que eu me identifiquei com a maioria das fábulas.

Se você não sabe, fábula é um dos gêneros que eu mais gosto e por isso, engoli o livro em alguns minutos. A narrativa do livro é bem rápida e fácil de entender. Acredito que a faixa etária do livro seria considerada por muitos jovens, infantil, já que boa parte de nós prefere ler livros como Harry Potter e Jogos Vorazes, mas eu meio que discordo. É bem certo que o título das fábulas dão um certo ar infantil, mas as ilustrações e a narração mostram que o livro pode (e deve) ser lido por jovens que estão procurando uma leitura diferente.

O lado ruim do livro é o tamanho. Ele é muito pequeno! Quando você finalmente está gostando das histórias, acaba. Simplesmente assim, sem dar aviso. É perfeito para quem gosta de ler pequenas histórias antes de dormir e é um ótimo presente para crianças que gostam de animais. Espero que a autora escreva mais livros! Confesso que gostei do modo que ela escreve e estou curiosa para saber como ela se sairia em uma narrativa, ou em um livro com caráter mais jovem adulto.

Beatriz
.

6 comentários sobre “Resenha: O Pequeno Hércules e outras fábulas contemporâneas, por Simone Pessoa

  1. Beatriz, Adorei sua resenha! Fiquei super contente em saber que uma jovem descolada e comunicativa tenha curtido o meu Pequeno Hércules. Viva!
    Já divulguei com minha rede de relacionamento a matéria deste Tem que ser Criativo.
    Saiba também, de primeira mão, que em breve, no dia 18 de agosto, estarei lançando o livro Bolsa de Mulher na Livraria Cultura. Será uma coletânea de crônicas que publiquei no Jornal O Povo.
    Quando tiver pronto o convite, enviarei para você.
    Beijos,
    Simone

  2. Oi, Beatriz! Olha só… tb sou fã da Simone e adorei a forma como vc divulgou o Pequeno Hércules! A propósito, achei seu blog muito bem organizado e percebi que vc tem muita habilidade com as palavras. 🙂 Estão de parabéns vcs duas! 🙂 Abraços virtuais! Mano Kleber

  3. BIAA. SEU TIO PEDRO.
    DESCOBRI SEU BLOG E ACHEI SENSACIONAL, ALEM DA SUA CAPACIDADE DE RESUMIR. PARABENS TAMBEM A SIMONE.
    POR COINCIDENCIA.ESSA SEMANA PENSEI EM VOCE JORNALISTA.
    ABRS.TIO PEDRO, irmao da sua inesquecivel vó.

Deixe um comentário

