A Bailarina Fantasma, por Socorro Acioli

IMG_4965foto4O Theatro José de Alencar é um lugar mágico. Foi construído em 1908 e graças aos cuidados que tem recebido, ainda conserva a mesma beleza e encanto do dia de sua inauguração . Parece inacreditável que seja possível sentar nas mesmas cadeiras em que tantas pessoas estiveram há cem anos, quando a cidade recebeu de presente essa jóia de arquitetura. Até hoje a empresa escocesa MacFarlane & CO, que forneceu o ferro para estrutura da sala de espetáculos, indica o Theatro José de Alencar como uma de suas obras mais bonitas, dentre tantas espalhadas pelo mundo. Além do material vindo da Escócia, a beleza desse teatro também conta com a obra de artistas plásticos, arquitetos e engenheiros brasileiros. Parece que os fantasmas gostam de teatros antigos. Com esse não é diferente. Há anos os funcionários e artistas que frequentam essa casa relatam histórias sobre uma bailarina jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que não tenha medo do seu hálito gelado. A bailarina fantasma tem algo a dizer e uma história para contar. Sua vida se confunde com a vida dessa casa centenária. Só alguém com muita coragem será capaz de ouvir.

” A Bailarina Fantasma” foi o primeiro livro que li da Socorro Acioli. Seu jeito envolvente de mostrar os personagens me encantou e só consegui largar o livro depois da última página (e ainda fiquei querendo mais).foto1

Nº de páginas: 177 ; Editora: Biruta ; Ano de Lançamento: 2012 .

Começamos a história quando o pai da Anabela descobre que vai trabalhar na reforma do Theatro José de Alencar. Por ser órfã de mãe, ela é obrigada a ir ao teatro todas as tardes, enquanto seu pai trabalha, mas depois de uma apresentação que marca o início das reformas, Anabela conhece a doce Clara, a bailarina vestida de azul, e aparentemente, é a única que consegue vê-la.

Clara imediatamente pede sua ajuda para realizar um favor, mas por causa do medo, Anabela nega e tenta evitar ao máximo chegar perto do palco, mas depois de perguntar para várias pessoas se alguém já tinha ouvido falar daquela bailarina, Anabela e sua amiga Luciana descobrem que ela é bailarina fantasma de quem todos tem tanto medo. Por ser a única pessoa que consegue se comunicar com Clara, Anabela se vê obrigada ajudá-la e com isso, muitas emoções e lembranças são vividas.IMG_4950foto6

É uma história bem rápida, dividida em três atos, 21 capítulos, e a maneira como o livro é construído contribui para que o leitor tenha uma leitura agradável e só o solte depois que terminar.

O que mais chama atenção do livro são os detalhes da edição. As páginas são grossinhas, o que é ótimo, porque assim elas não amassam e ele continua inteirinho depois, mas o que mais gostei foram as fotografias que enfeitam o livro. Como vocês sabem, moro em Fortaleza e por isso, já tive a oportunidade de conhecer o Theatro, mas com as fotografias, é impossível você não se sentir lá dentro, participando das histórias.foto3

Mal posso esperar para ler os outros livros da Socorro! Ela escreve de uma maneira tão contínua, sem fatos desnecessários, que fiquei até um pouco triste quando o livro acabou e não tinha nem um capítulo escondido. Agora, é o jeito esperar a continuação!

(4/5)

E você, se interessou pelo livro? Já conhecia? Já leu? Gostou desse novo estilo de resenhas? Deixe sua opinião nos comentários! (:

Anúncios

3 comentários sobre “A Bailarina Fantasma, por Socorro Acioli

  1. Adorei, parece ser um bom livro sim, não conhecia a autoria, por tanto nem a história. Ótima dica. Provavelmente colocarei na minha lista de livros que quero comprar esse ano rs.
    Bea, como você colocou embaixo do post esse quadrado escrito um pouco sobre você?
    Bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s